Geração arquivo SPED Fiscal / EFD 

O arquivo SPED Fiscal contém as informações das Notas Fiscais e Cupons Fiscais registrados no sistema Una E.R.P., registros de documentos fiscais emitidos terceiros registrados através da importação do arquivo xml e as Notas Fiscais emitidas pela empresa (NF-e e NFC-e) que devem ser enviadas para a contabilidade.

 

1.Procedimento para geração:

  • No procedimento estão especificados todos os detalhes para geração do arquivo SPED Fiscal.
  • Neste Procedimento contem o passo a passo de como gerar o Sped Fiscal que a contabilidade pede todo mês, sem o Bloco H (Estoque), caso precisar emitir com o Sped co m o Bloco H, favor seguir esse passo a passo “https://suporte.unasistemas.com.br/una-erp/geracao-arquivo-bloco-h/”.
  • Recomendado que operador do sistema faça a leitura de todo o procedimento antes de iniciar a geração, se necessário faça as suas anotações para consultar quando tiver alguma dúvida em relação ao processo de geração.

 

Passo 01: Acessar a Aplicação: Importar Exportar > Fiscal > Sped Fiscal ICMS/IPI.

 

Passo 02:  Aba Gera

Definir os parâmetros que serão usados para geração do arquivo:

  • Período: informar o primeiro e o ultimo dia do mês referente ao qual quer gerar o arquivo.
    • Exemplo: arquivo referente a Janeiro, informar 01/01/20XX a 31/01/20XX.

 

  • Data Base Notas: selecionar Data Entrada/Saída.
    • Alterar para Data Emissão quando for necessário gerar as informações dos documentos fiscais pela data de emissão.

 

  • Finalidade: selecionar Remessa Original.

 

  • Exportar: selecionar Todas as notas e cupons para gerar as informações de todos os documentos fiscais registrados no sistema (NF-e, NFC-e, Cupom Fiscal e Redução Z), para gerar arquivo separadamente, usar as opções abaixo:
      • Notas (Entradas e Saídas): gera arquivo somente com as informações de NF-e (modelo 55) e NFC-e (modelo 65), referente a registros de entrada (compras e devoluções) e documentos de saída emitidos pela empresa.
      • Nota terceiros: gera arquivo somente
      • Notas terceiros: gera arquivo somente com as informações de NF-e (modelo 55) referente a nota emitidas por terceiros, registradas no sistema pela importação do arquivo xml.
      • Cupons: gera arquivo somente com as informações do Cupons Fiscais e Redução Z emitidos pela empresa.

 

  • Perfil: Selecionar  A/B
    • Alterar o perfil somente quando a contabilidade solicitar a geração em um perfil específico.

 

  • Atividade: selecionar Industrial ou equiparado.

 

  • Data Inventário: não alterar
  • Motivo: não alterar

 

  • Processar: clicar em Processar para gerar o arquivo.

 

  • Localizar o arquivo gerado e enviar para o solicitante.

Este material foi útil?