É altamente recomendado que se faça Backup (copia de segurança) dos dados do sistema, devido a frequencia com que se perde informação digital, seja, por ações despropositadas do usuário, problema no equipamento (computador) que armazena os dados, por  ação de virus que podem apagar ou criptografar os dados, entre outras situações que podem ocorrer.

Considerando que no sistema são armazenadas informações muito importantes para a empresa, quando por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

A copia de segurança deve ser efetuada com frequencia, para garantir que quando houver a perda dos dados originais a copia contenha dados atualizados, para efetuar a copia de segurança dos dados do sistema de forma manual seguir o procedimento abaixo:

 

Procedimento copia de segurança:

O processo da copia de segurança deve ser executada SEMPRE no computador servidor, onde esta instalado o banco de dados do sistema DataWest.

1. Acessar a aplicação Backup: na barra de acesso rápido clicar sobre o botão backup.

 

2. Iniciar o backup: clicar sobre o botão Gerar Backup.

 

3. Definir o local para salvar: definir o local onde sera salvo o arquivo do backup, este deve ser salvo SEMPRE em uma midia externa (HD, prendrive, cartão memoria, entre outros) ou em servidor online (dropbox, google docs, entre outros), após definir o local clicar em salvar para confirmar o inicio da copia.

 

 

4. Aguardar concluir a copia: enquanto a cópia de segurança estiver sendo processada o computador não deverá ser utilizado, quando a copia estiver concluída será exibida na tela a mesagem FIM Backup Concluído, como mostra a imagem abaixo. Clicar em sair para fechar a aplicação.

 

 

5. Dicas importantes: quando a copia segurança for armazenada em midia externa (pendrive, HD, cartão de memória, entre outros) é recomendado que após concluir a cópia de segurança a midia seja desconectada do computador e também é recomendado ter mais de uma midia para fazer o copia de segunça, tendo a opção de intercalar o uso, desta forma se uma das midas apresentar falha a copia de segurança vai estar salva na segunda opção.

Este material foi útil?