O arquivo de remessa tem a finalidade de registrar os boletos emitidos através do Sistema DataWest no sistema bancário. Na data que houve emissão de boletos deve ser gerado o arquivo de remessa, a geração deve ser efetuada no final do dia ou quando encerrar a emissão do boletos, ou seja, será gerado um unico arquivo de remessa com todos os boletos emitidos no dia.

 

Procedimento geração arquivo de remessa:

1. Seguir para o Menu Movimentos>>Financeiro>>Bancos>>Gera Arquivo Remessa

 

 

2. Divisão: selecionar a empresa onde os boletos foram emitidos.

 

 

3. Banco: selecionar o banco usado para emissão dos boletos.

 

4. Convênio: selecionar a opção disponível;

 

5. Portador: selecionar a opção que corresponde ao banco usado para emissão dos boletos, desta forma são exibidos somente os boletos emitidos para o banco selecionado.

 

6. Período emissão: informar o período de emissão dos boletos para a geração do arquivo de remessa, clicar sobre a opção consultar. Os boletos exibidos serão incluídos no arquivo de remessa, caso seja necessário excluir algum boleto da remessa verificar orientação item 6.1 e para incluir um boleto verificar orientação 6.2.

 

 

6.1 Excluir boleto da remessa: Quando for necessário excluir algum boleto do arquivo de remessa, selecionar o boleto e clicar em excluir;

 

6.2 Incluir boleto arquivo de remessa: A inclusão de boletos gerados em remessas anteriores deve ser manual e individual, clicando sobre a opção incluir título, localizar e selecionar o título (ao selecionar o título será exibido aviso que o título foi incluído em remessa anterior, conformar a notificação para seguir), repetir o procedimento até incluir todos os boletos.

 

7. Valor total:  Mostra o valor total dos boleto selecionados para geração do arquivo de remessa.

 

8. Criar pasta para salvar arquivo de remessa: Antes de gerar o primeiro arquivo de remessa é necessário criar uma pasta no computador para salvar o arquivo de remessa no momento da geração. Após criar a pasta, retornar para a aplicação de geração da remessa e configurar o caminho do arquivo, clicando sobre a opção de consulta ao final do campo nome arquivo, definir o caminho e nome do arquivo (informar 1).

 

9. Gerar remessa: Clicar sobre o botão Gerar e aguardar concluir a geração da remessa (indicado no radapé da aplicação);

 

10. Relatório Remessa: Concluída a geração da remessa pode ser impresso o relatório com a lista dos boletos que estão no arquivo de remessa.

 

11. Nome do arquivo: O campo mostra o número da remessa gerada.

 

12. Envio do arquivo de remessa para o banco: Concluído o procedimento de geração do arquivo de remessa referente aos boletos emitidos, é necessário enviar o arquivo de remessa para o banco, o envio é obrigatório e de responsabilidade da empresa emitente dos boletos, é efetuado através do gerenciador financeiro do banco (sistema do banco). 

Obs.: O responsável pelo envio do arquivo de remessa, deve solicitar orientação junto a agencia bancário em relação ao procedimento que deve ser seguido para o envio da remessa.

 

 

 

 

 

Este material foi útil?