A importação do arquivo XML facilita o processo de cadastrar novo item como também permite vincular o item que consta na NF-e compra a um item já cadastrado no sistema. Quando é efetuado o cadastro de um novo item ou a vinculação a um item já cadastrado, será armazenado o código do item do fornecedor, com isso o sistema identifica automaticamente o cadastro do item quando efetuar a próxima importação do arquixo XML que contém itens vinculados ou cadastrados em operação anterior.

Procedimento importação xml NF-e:

1. Acessar Menu: Movimentos>>Faturamento>> Importa XML NF-e

 

2. Salvar o arquivo XML: é recomendado criar uma pasta para armazenar o arquivo XML para o processo de importação. O arquivo XML é normalmente  recebido através de e-mail, pode ocorrer de receber somente o DANFE (NF-e impressa) que acompanha a mercadoria  no momento da entrega, quando não receber é necessário baixar e salvar o arquivo na pasta criada para essa finalidade, para baixar o arquivo seguir o procedimento https://suporte.creativesoftware.com.br/sigeup/baixar-arquivo-arquivo-xml-de-nota-fiscal-eletronica-nf-e-portal-fsist/.

 

3. Importando arquivo xml

Operação Comercial: selecionar a opção que indica o tipo de operação da NF-e que será registrada (exemplo: compra, entrada para conserto, industrialização, entre outras).

 

Arquivo XML: usar a opção de consulta para localizar, selecionar e confirmar a importação do arquivo XML.

 

Importação Itens: após selecionar o arquivo XML será exibida a notificação para confirmar a importação dos itens, selecionar a opção SIM para seguir o processo de importação.

 

Cadastro pessoa: quando o CNPJ do emitente da NF-e não for encontrado no cadastro de pessoas do sistema, será exibida aplicação com os dados cadastrais coletados no arquivo xml para efetuar o cadastro, sendo necessário selecionar uma opção no quadro Atua Como e Classe ICMS (como mostra a imagem) clicar sobre o botão OK para concluir o cadastro.

 

Itens do arquivo xml: no quadro itens a direita da aplicação são exibidos as informações dos itens importados do arquivo XML, para auxiliar o usuário no passo de vincular/cadastrar.

 

Vincular/Cadastrar: o processo de vinculação é efetuado para itens já cadastrados no sistema, já o cadastro é usado quando o item é novo.

Vincular: a vinculação é realizada quando já existe no sistema cadastro do item que consta no arquivo xml.

Iniciar a vinculação: para iniciar o processo selecionar o item importado do arquivo xml (clicando sobre o campo código) e em seguida clicar sobre o botão Vincular/Cadastrar item.

 

Efetuar a  Vinculação: informar o código de cadastro do item no sistema ou usar a opção de pesquisa para localizar e selecionar o cadastro.

 

Confirmar vincuação: clicar sobre o botão Vincular/Cadastrar Itens.

 

Cadastrar: o cadastro é realizado quando não houver no sistema cadastro para o item que consta no arquivo xml.

Iniciar processo de cadastro: para iniciar o processo selecionar o item importado do arquivo xml (clicando sobre o campo código) e em seguida clicar sobre o botão Vincular/Cadastrar item.

 

Iniciar Cadastro do item: na aplicação vincular item clicar sobre o botão Cadastrar para iniciar o cadastro.

 

Dados do cadastro do item: para o processo de cadastro, são listados apenas os campo de preenchimento obrigatório.

Código Barra: informação é importada automaticamente do arquivo XML, quando o item não tiver código o campo contém a informação SEM GETIN que deve ser apagada. 

 

Descrição: é importada no arquivo XML, podendo ser  editada e alterada quando necessário.

 

Und: selecionar a unidade de medida que o item será consumido ou comercializado,  quando não estiver cadastrado clicar sobre Cadastrar U Medida e efetuar o cadastro.

 

NCM: será preenchido automaticamente quando o código NCM do item estiver cadastrado, quando não etiver cadastrado clicar sobre o botão cadastrar NCM e confirmar o cadastro.

 

Tributação ECF: deve ser preenchido com o código de indica a tributação do ICMS quando a empresa emite Cupom Fiscal.

 

Origem do Item: é importada automaticamente do arquivo XML.

 

Tipo Item: Selecionar o tipo que indica a finalidade da aquisição (exemplo: mercadoria revenda, produto acabado, materia prima, entre outras).

 

Concluir cadastro: clicar OK

 

Repetir o procedimento vincular ou cadastrar até que todos os itens do arquivo XML tenham sido atribuídos a um item cadastrado no sistema, conforme as vinculações são realizadas os código cadastrados no sistema são exibidos, como mostra a imagem.

 

Concluir importação do arquivo xml: quando for concluída a vinculação de todos os itens é necessário confirmar a importação, clicando sobre o botão Importar, confirmar selecionado SIM e aguardar concluir a importação.

 

4. Concluir o registro da NF-e: Após concluir a etapa da importação do arquivo xml é necessário concluir o registro de entrada a NF-e acessando a aplicação NF-e.

 Acessar a aplicação NF-e: Menu Movimentos >> Faturamento>> NF-e

 

Localizar e editar a NF-e importada: na aba consulta da aplicação NF-e localizar o registro da NF-e importada, selecionar a NF-e e clicar sobre o botão alterar.

 

Data de entrada: no registro da NF-e aba cabeçalho, campo Data Ent/Saída informar a data que a mercadoria chegou ou foi entregue no estabelecimento.

 

Parcelas: indicar a forma de pagamento e as parcelas quando a forma de pagamento for a prazo, as parcelas são importadas quando a informação constar no aquivo XML.

 

Salvar e atualizar: salvar os dados inseridos, clicar sobre botão Atualizar (confirmar a atualização) para gerar movimentação de estoque, custos, financeiro entre outros registros, aguardar a situação alterar de Pendente para Atualizada.

 

Duvidas frequentes:

Iniciei a vinculação dos itens na importação do arquivo XML e não consegui concluir, como devo proceder? Fechar a aplicação Importação arquivo XML e efetuar uma nova importação do XML quando tiver disponibilidade para seguir o processo de vincular/cadastrar, os dados dos itens já vinculados não serão "perdidos".

Vinculei um item icorretamente, como faço para corrigir? quando ocorrer algum erro na vinculação do item, é necessário excluir a vinculação seguindo o procedimento https://suporte.creativesoftware.com.br/datawest/importacao-arquivo-xml-excluir-ajustar-vinculacao-de-itens/, posteriormente importar novamente o arquivo xml e fazer uma nova vinculação para o item.

 

Este material foi útil?