O certificado digital é usado para assinar digitalmente os Documento Fiscais Eletrônicos durante o processo de emissão, para o sistema identificar automaticamente qual certificado digital deve ser usado é efetuada a vinculação do certificado digital as configurações da empresa. O certificado digital tem um prazo de validade, sendo necessário efetuar a renovação quando a data de vencimento se aproxima, no processo de renovação um novo certificado é gerado e instalado no computador. Logo o novo certificado deve ser vinculado ao sistema para que este identifique automaticamente o novo certificado no momento de emitir Documentos Fiscais Eletrônicos, a vinculação deve ser efetuada conforme o tipo de Documento Fiscal Eletrônico que a empresa emite, segue o procedimento para vincular o certificado digital.

 

1. Acessar o Menu Ferramentas>>Divisões

Em algumas situações a aplicação Divisões esta configura para solicitar usuário e senha de acesso, informar o código e senha que o usuário sempre utiliza no sistema.

 

 

2. Verificar se a Razão Social confere com o certificado a ser vinculado.

 

 

2. Vinculação certificado digital: Seguir para a aba Cert. Digital e fazer a vinculação conforme o tipo de Documento Fiscal emitido pela empresa.

 

Certificado Digital NF-e:  Vinculação deve ser efetuada quando a empresa emite Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

No quadro Certificado Digital NF-e, clicar sobre a opção de consulta |…| para acessar a lista do certificados instalados, selecionar o certificar confirmar (clicar OK) e salvar.

 

Certificado Digital NFS-e:  Vinculação deve ser efetuada quando a empresa emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e. 

No quadro Certificado Digital NF-e, clicar sobre a opção de consulta |…| para acessar a lista do certificados instalados, selecionar o certificado confirmar (clicar OK) e salvar.

 

Vinculação Certificado Digital  CT-e e MDF-e:  Vinculação deve ser efetuada quando a empresa emite Conhecimento de Transporte Eletrônice (CT-e) e ou Manifesto de Documento Fiscal Eletônico (MDF-e).

No quadro Certificado Digital NF-e, clicar sobre a opção de consulta |…| para acessar a lista do certificados instalados, selecionar o certificar confirmar (clicar OK) o certificado e salvar.

Este material foi útil?