1.Aplicativo Pedidos Off-Line

  • O aplicativo de pedidos off-line foi desenvolvido para atender empresas que trabalham com mercadoria a pronta entrega, seja para o cliente final, operações de comodato, consignação. Tem a necessidade de utilizar leitor de código de barras para emitir o pedido de venda, e ainda realizar os atendimento em locais que não tem conexão a internet.

 

2. Requisitos para instalação do aplicativo:

  • O aplicativo é integrado com o sistema SigeUp.
  • É compatível somente com sistema operacional Windows.
  • Necessário solicitar a instalação junto com o suporte técnico.

 

3. Requisito para uso do aplicativo:

  • Efetuar o cadastro dos produtos que serão comercializado no sistema SigeUp.
  • Efetuar o cadastro de clientes e vendedores no sistema Sigeup, pois o aplicativo Pedidos Off-Line não permite efetuar cadastros.

 

4. Procedimento de Uso:

  • O procedimento de uso tem a finalidade de orientar sobre os passos para emissão de pedidos, recomendado que o usuário faça as suas anotações para consultar quando necessário.

 

5. Procedimento para Sincronizar e Emitir Pedidos

Passo 01 – Executar a aplicação pedidos

  • Localizar na área de trabalho o atalho pedidos, clicar duplo para iniciar a aplicação.

 

Passo 02 – Sincronizar

  • Antes de iniciar a emissão de pedidos é recomendado que será efetuada a sincronização, para atualizar os cadastros de produtos e pessoas (clientes).
  • Após emitir pedido ou efetuar acerto de pedidos também é necessário sincronizar para exportar os pedidos para o sistema SigeUp.
  • Necessário que no momento da Sincronização o computador esteja conectado a uma rede de internet, para que possa acessar o sistema SigeUp para copiar os cadastros atualizados.
  • Clicar sobre o Botão Sincronizar, para acessar o sincronizador.
  • No Sincronizador, clicar sobre o Botão Executar aguardar até ser exibido no rodapé da aplicação Sincronização Concluída! e fechar.

 

Passo 03 – Acessar Pedidos

  • Clicar sobre o Botão Pedidos, para acessar os pedidos.

 

Passo 04 – Emitir um novo pedido

Incluir novo Pedido:

  • Clicar sobre o Botão Incluir, que esta disponível na Aba Consultas.

 

Quadro Dados Gerais:

  • Operação comercial: selecionar a operação comercial que indica o tipo de pedido que será emitido (como venda, troca, bonificação), as operações normalmente são definidas e cadastradas antes de iniciar a emissão dos pedidos.
  • Cliente: no campo cliente clicar sobre a lupa para acessar a opção de pesquisa, para pesquisar e selecionar o cadastro do cliente para o qual será emitido o pedido.
  • Data: é preenchida automaticamente quando o pedido é incluído, define a data que o pedido foi emitido.
  • Vendedor: no campo vendedor clicar sobre a lupa para acessar a opção de pesquisa, para pesquisar e selecionar o cadastro do vendedor responsável pela emissão do pedido.
  • Comissão: não preencher.
  • Observações: campo pode ser usado para descreve alguma informação adicional que tenha relação com o pedido.

 

Quadro Itens/Serviços: incluir os produtos no pedido

Leitura de Barras:

  • Clicar sobre o Botão Leitura.

 

  • Ao acessar a aplicação Leitura por Código de Barras, o cursor fica automaticamente posicionado no Campo Código de Barras para iniciar a leitura.
  • Usar o leitor e efetuar a leitura do código de barras do produto, o código lido será adicionado automaticamente uma linha com os dados do produto.
    • Quando não tiver leitor de código de barras, o código pode ser inserido manualmente (digitado) seguido de Enter para confirmar.
  • Após concluir a leitura do código de barras dos produtos, clicar sobre o Botão OK para adicionar os produtos ao pedido

 

  • Percebe-se que na aplicação leitura de barras, para cada código lido é adicionada uma linha com os dados do produto, pode ocorrer de ser lido o mesmo produto varias vezes, quando os produtos são adicionado ao pedido, os códigos repetidos são somados e adicionados em uma única linha, mostrando no campo quantidade a quantidade de códigos lidos.
  • O valor unitário de cada produto, corresponde ao preço de venda definido no cadastro do produto.
  • Valor Total corresponde ao multiplicação da quantidade pelo valor unitário.

 

Totalizadores:

  • Abaixo dos produtos, são exibidos os totalizadores do produtos adicionados ao pedido.
  • Total quantidade: corresponde a quantidade de produtos adicionados ao pedido (somatório da coluna quantidade).
  • Valor Itens: corresponde ao valor total do produtos adicionados ao pedido (somatório da coluna valor total).
  • % Desc.: informar o % do desconto quando quiser conceder desconto em % sobre o pedido.
  • Valor desconto: será preenchido automaticamente quando informado o % do desconto, ou ainda, pode ser informado o valor quando o desconto for valor exato.
  • % Acres.: informar o % de acréscimo quando quiser adicionar um percentual de acréscimo sobre o pedido.
  • Valor Acres.: será preenchido automaticamente quando informado o % de acréscimo, ou ainda, pode ser informado o valor  quando o acréscimo for valor exato.
  • Valor Pedido: Corresponde ao valor que será cobrado do cliente.
    • No valor pedido corresponde ao valor itens, do qual é subtraído o desconto (quando informado) e adicionado o valor do acréscimo (quando informado).

 

Quadro Faturamento: Informar os dados do pagamento do pedido.

  • Forma de Pagamento: selecionar A vista quando o cliente efetuar o pagamento após a emissão do pedido e A Prazo quando o cliente efetuar o pagamento posterior.
  • Condição de pagamento: selecionar qual o meio que o cliente vai usar para efetuar o pagamento (dinheiro, cheque, boleto, crédito, entre outros).
  • Data 1º Vcto: informar a data do primeiro vencimento quando a forma de pagamento for A Prazo.
  • Dias Parc.: indica o numero de dias a ser considerado para calcular o vencimento das parcelas (quando a venda tiver mais de 1(uma) parcela.
  • Nº Parc.: informar o numero de parcelar para venda a prazo com mais de 1(uma) parcela.
  • Gerar Parcelas: clicar para calcular as parcelas.

 

Informações das parcelas:

  • O numero de parcelas é calculado conforme o numero informado no campo Nº Parc e o vencimento a partir da segunda parcela conforme o numero de dias informado no campo Dias Parc, o valor das parcelas é calculado dividindo o valor pedido pelo numero de parcelas.
  • Se necessário a data de vencimento das parcelas pode ser alterado, basta clicar sobre a data (coluna Data Vencto) e efetuar alteração.
  • O valor das parcelas também pode ser alterado, desde que após a alteração a soma das parcelas seja igual ao valor pedido.

 

Salvar Pedido:

  • Clicar sobre o Botão Salvar, para gravar os dados do pedido.

 

 

Passo 05 – Imprimir relatório pedido

  • Para gerar relatório com os dados do pedido clicar sobre o Botão Imprimir, o relatório gerado pode ser impresso em impressora A1 ou salvar em formato PDF.

 

 

  • Relatório do pedido.

 

  • Também tem a opção para imprimir o pedido em impressora portátil, necessário que a impressora esteja instalada no computador, e o layout de impressão compatível com o papel bobina usado para impressão.
  • Clicar sobre o Botão Imprimir (Impressora Portátil), selecionar a impressora e confirmar.

 

 

6. Procedimento para consultar pedidos emitidos

Passo 01 – Clicar sobre o Botão Pedidos, para acessar os pedidos.

 

Passo 02 – Na Aba Consulta temos os filtros para pesquisar os pedidos emitidos.

  • Pesquisar por: definir qual a informação será usada para para localizar os pedidos, como padrão é sugerido Nome/Cliente, que pode ser alterado para código, CPF/CNPJ, RG, Município, Fantasia.
  • Conteúdo a pesquisar: digitar a informação correspondente a a opção selecionada em Pesquisar Por.
    • Por Exemplo: Pesquisar Por Nome/Empresa, no campo conteúdo a pesquisar digitar o nome do cliente que quiser verificar os pedido emitidos.
  • Período: informar o período de emissão que deve ser considerado para consultar os pedidos.
  • Consultar: clicar sobre o Botão para listar os pedidos.
  • Importante: para pesquisar todos os pedidos emitidos pasta clicar em consultar e alterar a data quando necessário consultar pedidos emitidos com data anterior a sugerida no período.

 

Passo 03 – Acessar pedido emitido

  • Quando for necessário verificar os detalhes de algum pedido que esta na lista dos consultados, basta selecionar o pedido e clicar sobre o Botão Alterar, para acessar os detalhes do pedido.

 

7. Procedimento para efetuar o acerto de pedidos

  • O acerto de pedidos é usado quando a empresa emite pedido que acompanha entrega produtos em condicional, comodato, entre outras situações e após um período faz o acerto para saber quais produtos foram comercializados, consumidos, para efetuar o acerto financeiro.
  • A opção do acerto automatiza o processo de excluir do pedido os produtos que foram devolvidos.
  • Para efetuar o acerto é necessário localizar e editar o pedido emitido (conforme Procedimento para consultar pedidos emitidos).
  • Clicar sobre o Botão Acerto, para acessar a aplicação de acerto do pedido.

 

  • Na aplicação Acerto do Pedido, são exibidos todos os produtos e as respectivas quantidade.
  • No campo Código de Barras efetuar a leitura do código de barras ou digitar manualmente o código dos produtos devolvidos, conforme os código são lidos é lançada da quantidade de retorno na linha do item campo retorno.
  • Após concluir a leitura clicar sobre o Botão Ajustar Pedido, para excluir do pedido os produtos devolvidos.

 

  • Após concluir ó ajuste, no pedido são exibidos somente os produtos que não foram devolvidos.
  • Quadro faturamento, conferir a forma de pagamento, condição de pagamento, data 1º Vcto, Dias Parc. Nº Parc. e clicar em gerar parcelas para recalcular o valor das parcelas.
  • Salvar para concluir.

 

8. Aprovação de pedidos

  • A aprovação dos pedidos é necessária para faturar o pedido no sistema SigeUp, gerar movimentação de estoque financeiro.
  • O pedido somente pode ser aprovado quando já tiver sido realizado o acerto, ou se não tiver acerto.
  • Acessar o link e seguir o procedimento para aprovação dos pedidos https://suporte.unasistemas.com.br/sigeup/aprovacao-de-pedidos-importados/

 

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