A aplicação cadastro de clientes e fornecedores deve ser usada para incluir cadastro de pessoas como: cliente, fornecedor, transportador, vendedor, motorista entre outros, seguindo o procedimento:
Importante: os campos que são de preenchimento obigatórios estão com a descrição grifada em vermelho.
1. Acessar o Menu>> Vendas >> Cadastro >> Clientes e Fornecedores
2. Adicionar novo cadastro
Clicar sobre o botão adicionar para acessar a aplicação de cadastro, seguindo as orienntações abaixo:
3. Aba Dados Gerais
– Pessoa Física: Selecionar a opção SIM quando a pessoa que será cadastrado é uma pessoa física, quando for pessoa jurídica selecionar a opção NÃO.
– CPF/CNPJ: informar o número do CPF da pessoa física ou CNPJ da pessoa jurídica.
Recuperação cadastro base pública: todos os cadastros de clientes efetuados pelos usuários do sistema SigeUp são armazenados em uma base publica, são importados automaticamente quando o CPF/CNPJ informado no novo cadastro consta na base pública, o usuário será notificado quando o cadastro for importado da base pública, sendo necessário SEMPRE conferir se os dados importados estão corretos.
Consulta Sefaz: pode-se usar a opção consulta SEFAZ para importar os dados cadastrais de PESSOA JURÍDICA , após informar o CNPJ clicar sobre o botão SEFAZ e aguardar a importação dos dados. A SEFAZ disponibiliza a razão social e as informações do endeço comercial, as demais informações cadatrais deve ser preenchidas manualmente)
– Nome/Razão Social: informar o nome ou razão social da pessoa fisica ou jurida que será cadastrada;
– Nome Fantasia: informar o nome fantasia da pessoa juridica ou apelido da pessoa física;
– Data Nasc/Fundação: informar a data de nasciemento da pessoa física ou funcação da pessoa jurídica;
– Pessoa pertence ao grupo: selecionar o grupo do novo cadastro, exemplo de grupo: cliente, fornecedor, vendedor, motorista, transportador. Para cadastrar um novo grupo acessar o link abaixo seguindo as orientações:
https://suporte.creativesoftware.com.br/sigeup/cadastro-grupo-de-pessoas/
Observações: campo destinado a inserir alguma informação em relação ao cadastro para o qual não tenha campo específico.
4. Aba endereço comercial
– CEP: informar o CEP ou clicar em pesquisar para localizar o CEP pelo nome da cidade;
– Bairro: informar o bairro do endereço da pessoa;
– Endereço: informar a rua, avenida do endereço da pessoa;
– Número: informar o número do endereço da pessoa;
– Complemento: informar o complemento do endereço da pessoa, como casa, número sala, apartamento.
5. Aba Contatos: destinada a informações de contato do cliente telefone e enderço de e-mail, como também definir o envio automatico de documentos fiscais emitidos e boletos de cobrança.
Telefone: informar o número de telefone para contato.
E-mail: informar o endereço de e-mail para contato.
Envia E-mail NF-e: selecionar SIM para enviar automaticamente documentos fiscais eletrônicos após a emissão.
Envia E-mail Cobrança: selecionar SIM para enviar automaticamente boletos de cobrança quando são emitidos pelo sistema SigeUp.
6. Dados Fiscais
– Inscrição Estadual: deve ser informada quando a pessoa juridica tiver inscrição estadual. Informar o número da inscrição estadual (somente números, eliminar pontos e caracteres especiais) e salvar os dados.