Quando um boleto for emitido com erros ou indevidamente, há a possibilidade de cancelar o boleto, corrigir o erro e emitir um novo boleto ou simplesmente efetuar o cancelamento. Quando o boleto já estiver registrado no sistema do banco é necessário efetuar primeiro o cancelamento no sistema do banco e posteriormente no sistema SigeUp.
Procedimento para cancelamento do boleto:
1. Acessar o Menu: Financeiro>>Movimentações>>Cancelamento de boleto.
2. Adicionar lançamento: clicando sobre o Botão Adicionar.
3. Pesquisar por pessoa: informar o código de cadastro da pessoa, quando for necessário listar somente os boletos emitidos para um cadastro especifico.
4. Pesquisar por título: informar o número do titulo, quando for necessário pesquisar os boletos emitidos pelo número do titulo.
5. Conta Banco: informar o código de cadastro do banco utilizado para emissão do boleto ou clicar sobre o botão pesquisar para localizar e selecionar o cadastro.
6. Filtrar titulos: clicar sobre o botão filtrar para listar os titulos conforme os filtros selecionados ou informados.
7. Selecionar Boletos: marcar os boletos que serão cancelados.
8. Informar motivo: campo motivo informar o motivo que levou ao cancelamento do boleto.
9. Salvar: clicar em salvar para confirmar o cancelamento dos boletos.
10. Considerações importantes: o procedimento de cancelamento de boleto, cancela somente o boleto, ou seja, não cancela o titulo usado para gerar o boleto. O titulo vai permanecer com situação pendente no controle de títulos, porém sem boleto vinculado.