Somente pode ser cancelado NF-e que tenha sido autorizada pelo Fisco (grifada em verde no Controle de NF-e), desde que não tenha ainda ocorrido o fato gerador, ou seja, ainda não tenha ocorrido a saída da mercadoria do estabelecimento. Atualmente o prazo máximo para cancelamento de uma NF-e é de 24 horas, contato a partir da autorização de uso.

 

Para o cancelemento de uma NF-e seguir as orientações abaixo:

1. Acessar o Menu Vendas>> Fatuamento>> NFe – NFSe – NFCe>> Controle NF-e

 

2. Procedimento para o cancelamento

Selecionar a NF-e que será cancelada: como indicado na imagem.

 

 

Confirmar o cancelamento: clicar sobre o botão Cancelar, será exibida notificação para confirmar o cancelamento (clicar em confirmar).

 

Informar a justificativa do cancelamento: o motivo pelo qual a Nota Fiscal esta sendo cancelada, processar e aguardar a confirmação do cancelamento.

 

Estornar lançamento financeiro: quando for indicado forma de pagamento a vista no momento da emissão do pedido é necessário estornar o valor no momento do cancelamento, o sistema exibe automaticamente aplicação para inserir as informações de estorno, seguir as orientações abaixo:

Operação financeira: informar o opção pagamento caixa.

Operação: selecionar a opção Cancelar Título e Baixas selecionadas.

Plano conta: selecionar a conta 2.06.002 – Ajuste de Caixa.

Informe o motivo canelamento Nota: o motivo pelo qual a Nota Fiscal esta sendo cancelada, processar e aguardar a confirmação do cancelamento.


 

Confirmação do cancelamento: quando o cancelamento da NF é  finalizado será exibida notificação de confirmação do cancelameento e a NF será grifada na cor cinza.

Este material foi útil?