Importação arquivo retorno banco
O processo de importação do arquivo de retorno do banco é utilizado para automatizar a baixa dos títulos que foram liquidados pelo seu cliente através do pagamento do boleto bancário.
1. Obter Arquivo de retorno
Necessário acessar o sistema do seu banco e efetuar o download do arquivo de retorno que contém as informações das baixas (boletos liquidados), o arquivo de retorno deve ser salvo no computador onde será efetuado o processo de importação.
Caso tenha dúvidas em relação ao procedimento para realizar o download do arquivo de retorno, entrar em contato com o departamento de suporte de seu banco solicitando auxilio para realizar o procedimento.
2. Procedimento para importação do arquivo de retorno
Passo 01 – Acessar Menu Financeiro>>Movimentações>>Controle de Títulos
Passo 02 – Clicar sobre o Botão Retorno
Passo 03 – Selecionar/Importar retorno
- Clicar sobre o botão Escolher arquivo para localizar e selecionar o arquivo de retorno.
- Após confirmar a seleção, clicar sobre o botão Importar para carregar as informações do retorno, será exibida mensagem que confirma a conclusão da importação.
Passo 04 – Informações do retorno
- Na leitura do arquivo de retorno são exibidos os dados do banco, conta, cedente, titular da conta, e as informações do títulos que estão do arquivo importado.
- Cada banco tem um padrão especifico para gerar as informações do arquivo de retorno, alguns disponibilizam opção para gerar arquivos somente com as informações de boletos liquidados e outros disponibilizam como padrão um único arquivo com todas as movimentações de boletos que ocorrem na data que o arquivo foi gerado.
- Quando o arquivo contém toda a movimentação do dia é necessária atenção maior do operador do sistema para identificar entre todas as informações, os boletos liquidados.
- Para identificar os boletos liquidados necessário observar o campo Valor Pago vai estar preenchido com o valor do boleto, campo Retorno vai estar preenchido com a informação que indica liquidado e o campo Ação com a informação Liquidado.
- Serão baixados SOMENTE os títulos referente a boletos emitidos através do sistema SigeUp.
Passo 05 – Processar
- Clicar sobre o Botão Processar para confirmar a baixa dos títulos a receber vinculados aos boletos que constam como liquidados no arquivo de retorno.
Passo 06 – Inserir as informações das baixas
- A data da baixa, valor de multa e juros são importados do arquivo de retorno e exibidos nos campos correspondentes de cada titulo liquidado, necessário preencher os campos abaixo:
- Operação financeira: selecionar opção que indica Recebimento Banco.
- Plano de contas: selecionar opção que indica Receitas de vendas ou vendas.
- Conta banco: selecionar a conta banco que recebeu o valor do boletos liquidados.
- Processar: clicar sobre o botão processar para confirmar a baixa dos títulos.
Passo 07 – Confirmação baixa
- Quando o processo de baixa for concluído, será exibida mensagem de confirmação Baixa de títulos efetuada com sucesso, clicar em OK para fechar a notificação.