Importação arquivo retorno banco

O processo de importação do arquivo de retorno do banco é utilizado para automatizar a baixa dos títulos que foram liquidados pelo seu cliente através do pagamento do boleto bancário.

 

1. Obter Arquivo de retorno

Necessário  acessar o sistema do seu banco e efetuar o download do arquivo de retorno que contém as informações das baixas (boletos liquidados), o arquivo de retorno deve ser salvo no computador onde será efetuado o processo de importação.

Caso tenha dúvidas em relação ao procedimento para realizar o download do arquivo de retorno, entrar em contato com o departamento de suporte de seu banco solicitando auxilio para realizar o procedimento.

 

 

2. Procedimento para importação do arquivo de retorno

Passo 01 –  Acessar Menu Financeiro>>Movimentações>>Controle de Títulos

 

Passo 02 –  Clicar sobre o Botão Retorno

 

Passo 03 –  Selecionar/Importar retorno 

  • Clicar sobre o botão Escolher arquivo para localizar e selecionar o arquivo de retorno.
  • Após confirmar a seleção, clicar sobre o botão Importar para carregar as informações do retorno, será exibida mensagem que confirma a conclusão da importação.

 

Passo 04 – Informações do retorno

  • Na leitura do arquivo de retorno são exibidos os dados do banco, conta, cedente, titular da conta, e as informações do títulos que estão do arquivo importado.
  • Cada banco tem um padrão especifico para gerar as informações do arquivo de retorno, alguns disponibilizam opção para gerar arquivos somente com as informações de boletos liquidados e outros disponibilizam como padrão um único arquivo com todas as movimentações de boletos que ocorrem na data que o arquivo foi gerado.
  • Quando o arquivo contém toda a movimentação do dia é necessária atenção maior do operador do sistema para identificar entre todas as informações, os boletos liquidados.
  • Para identificar os boletos liquidados necessário observar o campo Valor Pago vai estar preenchido com o valor do boleto, campo Retorno vai estar preenchido com a informação que indica liquidado e o campo Ação com a informação Liquidado.
  • Serão baixados  SOMENTE os títulos referente a boletos emitidos através do sistema SigeUp.

 

 

Passo 05 – Processar

  • Clicar sobre o Botão Processar para confirmar a baixa dos títulos a receber vinculados aos boletos que constam como liquidados no arquivo de retorno.

 

Passo 06 – Inserir as informações das baixas

  • A data da baixa, valor de multa e juros são importados do arquivo de retorno e exibidos nos campos correspondentes de cada titulo liquidado, necessário preencher os campos abaixo:
  • Operação financeira: selecionar opção que indica Recebimento Banco.
  • Plano de contas: selecionar opção que indica Receitas de vendas ou vendas.
  • Conta banco: selecionar a conta banco que recebeu o valor do boletos liquidados.
  • Processar: clicar sobre o botão processar para confirmar a baixa dos títulos.

 

Passo 07 – Confirmação baixa

  • Quando o processo de baixa for concluído, será exibida mensagem de confirmação Baixa de títulos efetuada com sucesso, clicar em OK para fechar a notificação.

 

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