O processo de importação do arquivo de retorno do banco tem como finalidade facilitar a baixa dos títulos que foram liquidados através de pagamento de boleto bancário.

Para efetuar o procedimento de importação do retorno é necessário, primeiro acessar o sistema do banco, efetuar o download do arquivo de retorno , salvar o arquivo de retorno (pode ser criada uma pasta especifica para salvar o retorno) e seguir os passos para importar o retorno. 

Para sanar duvidas em relação ao procedimento para efetuar o download do arquivo de retorno, entrar em contato com o departamento de suporte do Banco.

 

1. Acessar Menu: Financeiro>>Movimentações>>Controle de titulos

 

2. Acessar aplicação para importação do retorno: clicar sobre o botão Retorno para acessar a aplicação para importação do arquivo de retorno.

 

3. Selecionar/Importar retorno: Clicar sobre o botão Escolher arquivo para localizar e selecionar o arquivo de retorno, após confirmar a seleção, clicar sobre o botão Importar para carregar as informações do retorno, será exibida mensagem que confirma a conclusão da importação.

 

4. Informações do retorno:  Na leitura do arquivo de retorno são exibidos os dados do banco e as informações dos títulos que estão no arquivo de retorno, serão exibidas todas as informações que constam no arquivo. Para a baixa de titulos são considerados somente os boletos emitidos através do sistema SigeUp, para identificar os boletos liquidados o usuario deve observar o campo valor pago que deve estar preenchida com o valor pago, campo Retorno (com a informação Liquidado) e campo Ação (com  informação Liquidado), os respectivos campos estão grifado na imagem abaixo.

 

5. Processar: para iniciar a baixa dos titulos referente aos boletos liquidados, clicar sobre o Botão Processar ou Botão Cancelar para não efetuar a importação.

 

6. Baixar titulos: na aba baixa de titulos são exibidas as informações dos títulos liquidados, como valor pago, data do pagamento e valor outros (multa e juros), para finalizar a baixa o usuário deve preencher os campos:

Operação financeira: selecionar opção que indica Recebimento Banco.

Plano de contas: selecionar opção que indica Receitas de vendas, Vendas.

Conta banco: selecionar a conta banco pelo qual ocorreu o recebimentos do valor dos boletos liquidados.

Processar: clicar sobre o botão processar para confirmar a baixa dos titulos liquidados.

 

7. Confirmação baixa: quando o processo de baixa for concluído, será exibida mensagem de confirmação como mostra a imagem abaixo.

 

 

Este material foi útil?