Relatório de vendas com tributação monofásica de PIS/COFINS

Quando a empresa comercializa produtos cuja tributação do PIS/COFINS é monofásica, normalmente é necessário gerar relatório mensal com informações de vendas dos produtos enquadrados nessa tributação. Para gerar o relatório é necessário que a tributação esteja cadastrada corretamente e seguir as orientações para geração:

 

1. Acessar Menu: Relatórios>Vendas>Itens Monofásicos

 

2. Preencher filtros para geração do relatório

Aba Filtrar

  • Campos PIS e COFINS: nos campos PIS e COFINS selecionar o código 04 – Operação Tributável Monofásica.

 

  • Período: definir o tipo de data e período.
    • Tipo de data: selecionar Data Emissão Nota/ Cupom Fiscal.
    • Período: informar o período inicial e final da emissão a ser considerado para geração do relatório.

 

  • Situação: selecionar a opção Somente Notas/Cupons OK

 

Aba Agrupar/Configuração

  • Ordem: definir a ordem dos dados do relatório.
    • Ordenar por: selecionar Dt Emissão.
    • Ordem: Ascendente

 

  • Configurações: definir as configurações para impressão.
    • Layout Impressão: selecionar a opção Paisagem.
    • Tamanho Fonte: informar 7.

 

Aba Listar: Personalizar as colunas do relatório.

Na aba listar estão disponíveis aplicações para o usuário personalizar o relatório conforme a sua demanda, para gerar o relatório Relatório de vendas com tributação monofásica de PIS/COFINS o usuário deve padronizar o relatório adicionado ao quadro Colunas Relatório as opções abaixo:

  • Nr Nota
  • Modelo
  • Dt Emissão
  • Item Cód
  • Item Desc
  • Uni Med
  • NCM
  • PIS
  • COFINS
  • Vlr Venda
  • Tot Item

Para efetuar a personalização basta remover todas as opções disponíveis em Colunas Relatório para a Colunas Disponíveis, selecionar uma opção e clicando sobre a seta Remover (seta a direita), repetir até remover todas as opções. Em seguida adicionar as opções acima descritas, selecionando a opção do quadro Colunas Disponíveis, clicar sobre a seta adicionar (seta a esquerda) para incluir a opção, repetir até adicionar todas as colunas.

As opções disponíveis em Colunas Relatório correspondem as informações que serão geradas no relatório, já as opções em Colunas Disponíveis correspondem a colunas que estão disponíveis e pode, ser incluídas no relatórios, basta selecionar as opções e usar as setas para remover e adicionar colunas ao relatório.

 

3.Gerar/Exportar Relatório:

  • Botão Imprimir: para gerar relatório basta clicar sobre o botão imprimir, aguardar gerar o relatório e efetuar a impressão ou salvar em formato PDF.

  • Botão Exportar: para exportar o relatório em formatado Excel basta clicar sobre o botão Exportar para efetuar o Download do arquivo.

 

 

 

 

Este material foi útil?