Cancelar boleto emitido
- Quando um boleto for emitido com erros ou indevidamente, a sua emissão pode ser cancelada e posteriormente emitido um novo boleto se necessário.
- O processo do cancelamento do boleto, não cancela o registro do título que gerou o boleto, somente remove os dados do boleto emitido anteriormente para que o mesmo titulo possa ser usado para emitir um novo boleto.
1. Verificar registro do boleto no sistema bancário.
- Antes de efetuar o processo de cancelamento de um boleto é necessário verificar se ele esta registrados no sistema do banco, se estiver registrado é necessário efetuar ou solicitar para o banco a baixa do registro do boleto.
- Após confirmada a baixa do registro do boleto no sistema bancário, pode ser efetuado o processo de cancelamento do boleto no sistema SigeUp.
2.Procedimento para cancelamento do boleto:
Passo 01 – Acessar o Menu Financeiro>>Movimentações>>Cancelamento de boleto.
Passo 02 – Adicionar um novo lançamento
- Clicar sobre o Botão Adicionar.
Passo 03 – Informar os filtros para pesquisar o boleto
- Utilizar os filtros disponíveis em Pesquisar Por para localizar o boleto que será cancelado.
- Pessoa: informar o cadastro do cliente quando quiser listar somente os boletos emitidos para este cliente.
- Título: informar o número do titulo para pesquisar somente os boletos emitidos para o título informado.
- Conta banco: selecionar a conta utilizada para emitir o boleto.
Passo 04 – Pesquisar boletos
- Clicar sobre o Botão Filtrar Títulos para listar os boletos.
Passo 05 – Marcar os boletos que serão cancelados
- Pode marcar vários boletos para efetuar o cancelamento.
Passo 06 – Motivo
- Informar o motivo do cancelamento dos boletos.
Passo 07 – Confirmar o cancelamento
- Clicar sobre o Botão Salvar para confirmar o cancelamento.
- A mensagem “Os Títulos selecionados foram liberados com sucesso” indica que o cancelamento foi concluído.
Passo 08 – Emissão de novo boleto
- Após confirmar o cancelamento do boleto, o titulo que gerou o boleto esta “liberado” para editado (em lançamentos de títulos) e alterar informações.
- Para emitir um novo boleto, basta localizar o título em controle de títulos, verificar se o campo nosso numero esta em branco (indica que o cancelamento do boleto anterior deu certo), selecionar o título e emitir o boleto.
- O novo boleto será adicionado automaticamente uma nova remessa, para enviar novamente os dados para o registro do boleto no sistema bancário.