Cancelar boleto emitido

  • Quando um boleto for emitido com erros ou indevidamente, a sua emissão pode ser cancelada e posteriormente emitido um novo boleto se necessário.
  • O processo do cancelamento do boleto, não cancela o registro do título que gerou o boleto, somente remove os dados do boleto emitido anteriormente para que o mesmo titulo possa ser usado para emitir um novo boleto.

 

 

1. Verificar registro do boleto no sistema bancário.

  • Antes de efetuar o processo de cancelamento de um boleto é necessário verificar se ele esta registrados no sistema do banco, se estiver registrado é necessário efetuar ou solicitar para o banco a baixa do registro do boleto.
  • Após confirmada a baixa do registro do boleto no sistema bancário, pode ser efetuado o processo de cancelamento do boleto no sistema SigeUp.

 

2.Procedimento para cancelamento do boleto:

Passo 01 – Acessar o Menu Financeiro>>Movimentações>>Cancelamento de boleto.

 

 

 

Passo 02 –  Adicionar um novo lançamento

  • Clicar sobre o Botão Adicionar.

 

 

Passo 03 – Informar os filtros para pesquisar o boleto

  • Utilizar os filtros disponíveis em Pesquisar Por para localizar o boleto que será cancelado.
  • Pessoa: informar o cadastro do cliente quando quiser listar somente os boletos emitidos para este cliente.
  • Título: informar o número do titulo para pesquisar somente os boletos emitidos para o título informado.
  • Conta banco: selecionar a conta utilizada para emitir o boleto.

 

Passo 04 – Pesquisar boletos

  • Clicar sobre o Botão Filtrar Títulos para listar os boletos.

 

Passo 05 – Marcar os boletos que serão cancelados

  • Pode marcar vários boletos para efetuar o cancelamento.

 

Passo 06 – Motivo

  • Informar o motivo do cancelamento dos boletos.

 

 

Passo 07 – Confirmar o cancelamento

  • Clicar sobre o Botão Salvar para confirmar o cancelamento.
  • A mensagem “Os Títulos selecionados foram liberados com sucesso” indica que o cancelamento foi concluído.

 

 

Passo 08 –  Emissão de novo boleto

  • Após confirmar o cancelamento do boleto, o titulo que gerou o boleto esta “liberado” para editado (em lançamentos de títulos) e alterar informações.
  • Para emitir um novo boleto, basta localizar o título em controle de títulos, verificar se o campo nosso numero esta em branco (indica que o cancelamento do boleto anterior deu certo), selecionar o título e emitir o boleto.
  • O novo boleto será adicionado automaticamente uma nova remessa, para enviar novamente os dados para o registro do boleto no sistema bancário.

 

Este material foi útil?