Para lançar um crédito para o cliente no sistema, devemos seguir os seguintes passos:
1. Precisamos inicialmente lançar o valor que o cliente deixou em crédito, no banco ou no caixa a depender da condição de pagamento que foi utilizada pelo cliente.
2. Nesse caso, vamos supor que o cliente nos deixou um valor de R$1.000,00 em Dinheiro, de crédito para ele fazer compras futuras, esse valor precisamos lançar no caixa, para identificarmos que o valor de R$1.000,00 entrou no nosso caixa do dia, para isso:
2.1. Como o cliente deixou o valor em dinheiro, vamos lançar o valor na aplicação caixa como na imagem acima.
2.2. Já na aplicação, clicamos em adicionar, para adicionarmos um novo lançamento ao caixa.
2.3. Prenchemos os seguintes campos.
2.3.1. Tipo: se é uma Entrada ou uma Saída do meu caixa, nesse caso é uma entrada.
2.3.2. Condição de Pagamento: Nesse caso o cliente deixou o valor em dinheiro.
2.3.3. Data do Lançamento: Deixamos a data do dia.
2.3.4. Valor do Lançamento: Valor em que o cliente deixou de crédito.
2.3.5. Histórico: Aqui escrevemos um texto dizendo que esse lançamento é decorrente do valor que o cliente tal deixou em crédito para futuramente se localizar caso necessário.
2.4. Salvamos esse lançamento.
3. Agora, após lançar o valor do crédito no caixa, precisamos lançar o valor do crédito no controle financeiro para o cliente usar em vendas futuras.
3.1. Acessamos o controle financeiro.
3.2. Informamos o seguinte
3.2.1. Cliente que deixou o valor em crédito (Obrigatório cliente estar cadastrado no sistema).
3.2.2. Tipo de Operação: A pagar.
3.2.3. Data de Emissão e Vencimento: Sempre o dia do lançamento.
3.2.4. Condição de Pagamento: Crédito Cliente (Obrigatório ser essa), caso não tiver essa opção, chamar suporte e solicitar cadastro.
3.2.5. Valor que cliente deixou em crédito.
3.2.6. Histórico: Alguma frase que você se identifique para saber do que se trata esse crédito e esse lançamento.
3.3. Salvamos esse lançamento.
E assim você lança um crédito para um cliente.
Lembrando que esse crédito pode ser usado diretamente a hora que fizer um pedido para esse cliente, vai aparecer uma opção na aba financeiro se deseja utilizar o crédito que o cliente tem em aberto.
Quaisquer dúvidas, chamar nossa equipe de Suporte (Whats Suporte!).