Porque acorre a rejeição?
A rejeição 778 – Informado NCM inexistente ocorre quando algum produto da nota fiscal esta com o NCM inexistente, ou seja, o NCM esta fora do prazo de vigência (validade)
Como identificar o produto que esta com o NCM inválido?
- Na rejeição é indicado o numero do item que contém o NCM inexistente, que corresponde a ordem do item na nota fiscal (não é o código do produto).
- O exemplo abaixo indica que o NCM inexistente corresponde ao item numero 24 (nItem:24), anote o numero do item e clica em ok para fechar o alerta.
- Clica duplo sobre a NF-e para verificar os itens.
- No quadro itens, na coluna ordem localizar a linha que corresponde ao numero do item indicado na rejeição (no exemplo é o numero 24), quando localizar a linha verificar o campo Cód. Item, que corresponde ao código do produto que esta com o NCM inválido, anote o numero e siga para o próximo passo.
Como ajustar o NCM?
- Acessar o cadastro do produto, seguir para a aba tributação, no campo NCM verificar o código NCM informado que esta inválido.
- Verificar um NCM equivalente válido para substituir o NCM, quando tiver o NCM, apagar o NCM cadastrado, informar o novo e salvar.
- Para consultar NCM substituto, pode ser atualizada a tabela de correção de NCM https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/camex/estrategia-comercial/arquivos-listas/Tabela_de_Correlacao_NCM_2017_2022_Atualizada.pdf na coluna NCM 2017 são listados NCM que perderam a vigência em 31/03/2022 e na coluna NCM 2022 estão o(s) NCM’s que substituem o NCM que perdeu a vigência.
- Após corrigir o NCM, retornar para a NF-e, corrigi-la e enviar novamente.