No procedimento são apresentadas todas as funcionalidade da aplicação Emissão Pedidos, porém nem sempre todas as funcionalidade são utilizadas no momento da emissão do pedido, para facilitar o procedimento e entendimento do usuário as funcionalidades (campos) que são de preenchimento obrigatórios estão com o titulo grifado em vermelho, as demais funcionalidades devem ser usadas conforme a necessidade do emitente.
Para a emissão de pedidos você deve navegar até o menu representado na imagem abaixo:
1. Acessar o Menu Vendas>>Faturamento>> Emissão de Pedidos
2. Adicionar para iniciar um novo pedido: usando o botão adicionar.
3. Aba Dados Gerais
Operação Comercial: selecionar a operação comercial cuja descrição indica o tipo de operação que será realizada (Exemplo: venda, prestação serviço, remessa para conserto, remessa para industrialização, entre outras).
Vendedor: informar a pessoa responsável pela venda ou atendimento do cliente, usando a opção de pesquisa para localizar e selecionar o cadastro. Quando o vendedor não estiver cadastrado seguir o procedimento para efetuar o cadastro https://suporte.creativesoftware.com.br/sigeup/cadastro-de-clientes-fornecedores-transportadadores/
Cliente: informar o cliente ou o destinatário da mercadoria usando a opção de pesquisa para localizar e selecionar o cadastro. Quando o cliente não estiver cadastrado seguir o procedimento para efetuar o cadastro https://suporte.creativesoftware.com.br/sigeup/cadastro-de-clientes-fornecedores-transportadadores/
Informações Cliente: exibe dados comerciais e o endereço do cliente selecionado.
Observações/Mensagens: campo destinado a inserir informações adicionais que tenham relação com o pedido, ou que devem constar nos dados Adicionais quando for emitida NF-e referente ao pedido.
Observações/Mensagens: são exibidas as mensagens pré cadastradas e vinculadas a operação comercial informada no pedido, há a possibilidade de adicionar mensagens cadastras, editar as informações da mensagem e também excluir mensagens selecionadas, as mensagens também serão informadas nos dados Adicionais da NF-e, quando for emitida NF-e referente ao pedido.
4. Aba Itens/Serviços: informar os produtos que serão adicionados no pedido.
Código: informar o código do produto ou usar a opção de pesquisa (lupa) para localizar e selecionar o cadastro.
Valor Unitário: informar valor unitário do produto (preço de venda),o preço será preenchido automaticamente quando o preço for informado no cadastro do item (Preço R$) ou na tabela de preços, o preço poderá ser alterado quando for praticado preço diferente do cadastrado.
Qtd: informar a quantidade do produto.
Desconto: informar o desconto quando houver, o desconto poder ser informado em R$ (valor) ou % (percentual) basta alterar a opção de desconto.
Total: Valor total do produto é calculado ( valor unit x qtd – desconto).
Adicionar item: clicar sobre o botão adicionar o produto no pedido.
Editar/alterar produto: as informações de um produto já adicionado ao pedido podem ser alteradas, para fazer a alteração selecionar o linha com os dados do produto, clicar sobre o botão editar, fazer as alterações e adicionar novamente o produto no pedido.
Excluir produto: quando for necessário excluir um produto adicionado no pedido, selecionar a linha com as informações do produto e clicar sobre o botão excluir.
Totais: são exibidos os totalizadores dos produtos e serviços adicionados no pedido como: Vlr Desconto (soma do desconto dos produtos), Qtd Itens (soma da quantidade dos produtos), Total Itens (soma do valor total dos produtos), Total Serviços (soma do valor que correnponde a serviço), Total Geral (Total Itens + Total Serviços – Vlr Desconto).
5. Adicionais/ Transporte: destinada as informações de transporte, preencher somente quando houver a necessidade que informá-las na NF-e.
Transportadora: informar o código de cadastro da transportadora ou usar a opção de pesquisa para localizar e selecionar o cadastro, quando o cadastro não for encontrado é nessario efetuar o cadastro seguindo o procedimento https://suporte.creativesoftware.com.br/sigeup/cadastro-de-clientes-fornecedores-transportadadores/
Valor Frete: o valor do frete deve ser informado quando o emitente da NF-e cobrar o valor do serviço de transporte do cliente.
Tipo Frete: selecionar a opção que indica o responsável pelo pagamento do serviço de transporte.
Por Conta do Emitente (CIF) : quando um transportador for contratado para realizar o serviço de transporte e o valor do serviço de transporte será pago pelo emitente da NF-e.
Por Conta do Destinatário/Remetente (FOB): quando um transportador for contratado para realizar o serviço de transporte e o valor do serviço de transporte será pago pelo destinatário dos produtos da NF-e.
Por Conta de Terceiros: quando um transportador for contratado para realizar o serviço de transporte e o valor do serviço será pago por um terceiro, ou seja, a pessoa responsável pelo pagamento não será o emitente da NF-e e nem o destinatário dos produtos.
Transporte Próprio por conta do Remetente: quando o serviço de transporte é realizado com veículo de propriedade da empresa remetente, ou seja, empresa que emitiu a NF-e entrega o produto na sede do destinatário.
Transporte Próprio por conta do Destinatário: quando o serviço de transporte dos produtos é realizado com veículo de propriedade do destinário dos produtos, ou seja, a empresa que adquiriu os produtos os retida na empresa que emitiu a NF-e.
Sem Frete: quando não ocorre o serviço de transporte, como: NF-e de ajuste, industrialização, cancelamento após o prazo, entre outras.
Peso Bruto: informar o peso bruto dos produtos do pedido.
Peso Liquido: informar o peso bruto dos produtos do pedido.
Placa/ Placa UF: informar a placa do veículo e selecionar a UF da placa.
Importante: a placa somente será informada na NF-e em operações estaduais (quando o emitente e o destinatário são do mesmo estado).
Qtd Volumes: informar a quantidade de volumes dos produtos do pedido.
Marca: informar a marca dos produtos.
Espécie: informar a espécie dos volumes (Exemplo: caixas, sacos, rolos, bobinas).
6. Aba Faturamento
Quadro Parcelas: são inseridas as informações das faturas, ou seja, como será efetuada o pagamento pelo cliente, essas informações são geradas para o controle financeiro (quando houver controle financeiro) e também na NF-e emitida referente ao pedido.
Forma Pagamento: indicar se o pagamento será a Vista ou a Prazo.
Condição Pagamento: indicar como será efetuado o pagamento (exemplo: dinheiro, cheque, boleto, deposito, entre outros).
Dt 1º Vencimento: indicar a data do vencimento da primeira parcela.
Dias entre parcelas: indicar o número de dias que devem ser considerados para calcular as parcelas, para forma de pagamento A Prazo com mais de uma parcela.
Nº Parcelas: informar o número de parcelas.
Gerar Parc: clicar gerar as parcelas para gerar as informações das parcelas.
Quadro Totalizadores: são exibidas os valores que compoem o valor total do pedido.
Comissão (%): destinado a informação do percentual de comissão, quando a empresa utiliza a aplicação comissão.
Vlr Outros: destinado a informar valores que serão cobrados como acréscimo.
Desconto (R$): mostra o valor total do desconto quando informado nos itens, ou ainda, pode-se aplicar um desconto sobre o valor total dos produtos/serviços. Quando houver desconto nos produtos e for aplicado também um desconto sobre o valor total dos produtos do pedido, o desconto informado para os produtos será ingnorada e sendo feito um recalculo no valor do desconto.
Vlr Serviços: mostra o valor total dos serviços do pedido.
Vlr itens: mostra o valor total dos produtos do pedido.
Vlr Impostos: mostra o valor dos impostos (IPI e ICMS Substituição Tributária) que são adicionados ao total do pedido.
Vlr Frete: mostra o valor do frete quando informado nos dados de transporte.
Total Pedido: mostra o valor total do pedido que é a soma dos valores dos campos: Vlr Outros – Desconto + Vlr Serviços + Vlr Itens + Vlr Impostos + Vlr Frete.
Detalhes Valores Impostos: quando for emitir NF-e referente ao pedido, clicar para visualizar os impostos por item (produto) e os impostos totais
Aba Impostos por item: mostra os códigos fiscais e valores de impostos quando devidos, é importante verificar se os códigos fiscais e impostos estão corretos (em conformidade com a operação que será realizada), quando a tributação não estiver configurada será exibida uma notificação, sendo necessário efetuar o ajuste para prosseguir.
Aba Impostos Totais: mostra a Base de Calculo, valor do imposto e outras informações quando o imposto for devido.
Salvar: clicar para gravas os dados do pedido.
Imprimir pedido: Clicar para gerar relatório com informações do pedido para imprimir ou salvar.
Enviar pedido por e-mail: permite enviar o relatório do pedido por e-mail, clicar sobre o botão E-mail será exibida aplicação que mostra o(s) endereço(s) de e-mail informados no cadastro do cliente do pedido, com a opçao de adicionar manualmente endereço de e-mail e ainda possibilidade de excluir endereço de e-mail que não deve receber o pedido, clicar sobre o botão Enviar E-mail para confirmar o envio.
Procesar: o processamento significa finalizar o pedido, ou seja, o processamento gera movimentação de estoque e financeiro (quando a operação estiver configurada para tais movimentações) e também gera lançamento para emissão da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.
Clicar sobre o botão processar, será exibida aplicação com as informações financeiras (operação e plano de contas) clicar em processar para confirmar, lembrando que após confirmar o processamento não será mais possível editar o pedido e alterar informações.