Emissão Orçamento de venda

  • O orçamento de venda é usado para repassar para um possível cliente valores de produtos/serviços que ele tem interesse em adquirir da sua empresa.
  • Os detalhes par emissão de um orçamento de venda estão detalhados abaixo:

 

1.Acessar aplicação

Passo 01 –  Acessar o Menu Vendas>>Faturamento>> Emissão de Pedidos

 

2. Adicionar novo orçamento

  • Clicar sobre o Botão Adicionar

 

3. Iniciar orçamento

Passo 01 – Aba Dados Gerais

  • Operação Comercial: selecionar opção cuja descrição indica venda

 

 

  • Tipo: selecionar Orçamento

 

  • Data Validade Orçamento: informa a data de validade do orçamento.

 

  • Vendedor: informar o cadastro do vendedor responsável pela venda.

 

  • Cliente: informar o cliente que solicitou o orçamento.

 

  • Observações/Mensagens: usar para incluir informações adicionais que tem relação com o orçamento.

 

Passo 03 – Aba Itens/Serviços

Adicionar os produtos e serviços ao orçamento, a aplicação permite adicionar produtos que não estão cadastrados no sistema, abaixo esta detalhada o orientação para adicionar produtos/serviços não cadastradrados.

Produtos/Serviços Cadastrados:

  • Código: informar o código ou usar a opção de pesquisa (lupa) para localizar o cadastro.
  • Descrição: quando adicionar um serviço a descrição pode ser alterada.
  • Valor Unit.: será preenchido com o preço de venda cadastrado, pode ser alterado se necessário.
  • Qtd.: informar quantidade.
  • Teclar enter até incluir linha com os dados do produto/serviço ao orçamento.

 

Produtos/Serviços não cadastrados:

  • Quando for necessário incluir no orçamento algum produto e serviço que não estão cadastrado no sistema, é necessário cadastrar no sistema um produto orçamento, esse cadastro permite editar e alterar a descrição, para informar a descrição correspondente ao produto/serviço.
  • Para cadastrar um produto orçamento seguir esta orientação
  • Incluir produto/ serviço não cadastrado:
    • Código: informar o código de cadastro do produto orçamento ou usar a opção de pesquisa (lupa) para localizar o cadastro.
    • Descrição: a descrição vai estar como orçamento, apaga a descrição “orçamento” e informa a descrição do produto/serviço que quer incluir no orçamento.
    • Valor Unit.: informar o preço de venda unitário.
    • Qtd.: informar quantidade.
    • Teclar enter até incluir linha com os dados do produto/serviço ao orçamento, observa que a descrição do produto/serviço deve estar conforme informado manualmente.

 

 

  • Totais: nos totais são exibidos os totais em relação a produtos/serviços adicionados na ordem de serviço, tais campos não permitem alteração.

 

Passo 04 – Salvar orçamento

  • Clicar sobre o Botão Salvar quando tiver adicionado todos os produtos/serviços

 

 

4. Imprimir Orçamento

  • Clica sobre o Botão Imprimir para gerar relatório com as informações do Orçamento.

 

 

  • Exemplo relatório com as informações do orçamento.

 

 

5. Compartilhar 

  • A opção compartilhar possibilita enviar link por e-mail ou por WhatsApp para o cliente gerar o relatório do orçamento.
  • Clicar sobre o Botão Compartilhar para acessar a opção de envio.
  • Na opção Compartilhamento do Pedido, são exibidas as opções para informar E-mail  e o WhatsApp para envio.
  • Basta escolher a opção que quer usar para efetuar o envio, informar o contato (e-mail ou telefone) clicar sobre o Botão Enviar correspondente a opção escolhida.
  • O link enviado com as informações da ordem de serviço, fica disponível por 24 horas.

Este material foi útil?