A aplicação controle de cheques permite que a empresa faça o registro dos cheques recebidos e emitidos, a partir do registro dos cheques é possivel listar os cheques vencidos ou emitidos por período, listar cheques recebidos por cliente, listar cheques por banco,registrar e alterar a situação do cheque.

1. Acessar Menu: Financeiro>>Movimentações>>Controle Cheques.

 

2. Adicionar cheque: Clicar sobre o botão adicionar.

 

3. Dados Cheque: inserir os dados do cheque seguindo as instruções a seguir:

Obs.: campos de preenchimento obrigatórios estão grifados em vermelho.

Banda Magnética: campo destinado para leitura da banda magnética usando leitora de cheques.

*Banco: selecionar o código do banco que consta no cheque.

Agência: informar o código da agência que consta no cheque.

Conta: informar o numero da conta que consta no cheque.

*Nº Cheque: informar o numero do cheque que consta no cheque.

*Valor R$: informar o valor do cheque.

*Data Emissão: informar a data de emissão do cheque.

*Data Vencimento: informar a data de vencimento do cheque.

*Tipo: define se o cheque foi recebico ( A Receber) ou emitido pela empresa (A pagar).

Pessoa: identificar o cliente que repassou o cheque.

Emissor do cheque: preencher os campos Nome Emissor, CPF/CNPJ e telefone, quando tais informações são importante para consulta futura.

*Situação: a situação do cheque deve ser alterado sempre que ocorrer algum evento como: Descontado, depositado, compensado, devolvido, repassado ou cancelado.

Lançar caixa: selecionar a opção SIM somente quando o valor do cheque for contabilizado no caixa.

Data Liquidação: informar a data que o cheque deve ser contabilizado no caixa.

Plano de conta: informar a conta que define a operação realizada.

 

4. Títulos vinculados: quando o cheque registrado é referente a liquidação de título(s), o titulo poder ser vinculado ao cheque para efetuar a baixa. 

Adicionar título: clicar sobre o botão adicionar para localizar e selecionar o(s) título(s) para vincular ao cheque, o(s) título(s) vinculado ao cheque serão baixados automaticamente.

Observações: campos destinado a informações adionais relacionadas ao registro do cheque.

Salvar: clicar para concluir o registro.

 

5. Efetuando o controle de cheques:

Pesquisar por: temos varios filtros para localizar cheque(s) com informações especificas como:

Período: permite consultar os cheques pelo período de vencimento (selecionar Vencimento Entre) ou período de emissão ( selecionar Lançamento Entre), informar o período correspondente a consulta a ser realizada, 

Pessoa: informar a pessoa para listar somente os cheques recebidos ou emitidos pela pessoa informada no campo.

Banco: selecionar o código do banco listar somente os cheques do banco selecionado.

Nº Cheque: informar o número para localizar o registro do cheque correspondente.

Situação: selecionar uma situação para listar somente os cheques registrados com a situação selecionada.

Tipo: selecionar um tipo para listar somente os cheques com o tipo selecionado.

Filtrar títulos: clicar para listar os cheques.

Relatório de cheques: clicar sobre o botão imprimir para gerar relatório correspondente aos cheques listados na consulta.

 

Editar cheque: a edição do cheque é usado para alterar/inserir informações no registro do cheque, basta selecionar o cheque e clicar sobre o botão Editar.

Alterar situação Cheque: a situação do cheque deve ser alterada sempre que ocorrer algum evento com o cheque como: Descontado, depositado, compensado, devolvido, repassado ou cancelado. Para registrar o evento, o cheque deve ser editado e no campo situação selecionar a nova situação do cheque, salvando a alteração em seguida.

 

 

 

 

 

 

 

 

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