Relatório de vendas com tributação monofásica de PIS/COFINS

  • Quando a empresa comercializa produtos cuja tributação do PIS/COFINS é monofásica, normalmente é necessário gerar relatório mensal com informações de vendas dos produtos enquadrados na tributação monofásica.
  • Para gerar o relatório é necessário que a tributação esteja cadastrada corretamente e seguir as orientações para geração:

 

Passo 01: Acessar Menu Relatórios>Vendas>Itens Monofásicos

 

Passo 02: Aba Filtrar, definir filtros.

  • PIS: no campo PIS selecionar o código 04 – Operação Tributável Monofásica.
  • COFINS: no campo COFINS selecionar o código 04 – Operação Tributável Monofásica.

 

  • Período: definir o tipo de data e período.
    • Tipo de data: selecionar Data Emissão Nota/ Cupom Fiscal.
    • Período: informar o período inicial e final da emissão a ser considerado para geração do relatório.

 

  • Situação: selecionar a opção Somente Notas/Cupons OK

 

Passo 03: Aba Agrupar/Configuração

  • Ordem: definir a ordem dos dados do relatório.
    • Ordenar por: selecionar Dt Emissão.
    • Ordem: Ascendente

 

  • Configurações: definir as configurações para impressão.
    • Layout Impressão: selecionar a opção Paisagem.
    • Tamanho Fonte: informar 7.

 

Passo 04: Aba Listar, personalizar as colunas do relatório.

Importante: é necessário efetuar a personalização somente quando gerar o relatório pela primeira vez, pois a personalização ficará gravadas.

  • Na aba listar estão disponíveis aplicações para o usuário personalizar o relatório conforme a sua demanda.
  • Para gerar o relatório Relatório de vendas com tributação monofásica de PIS/COFINS o usuário deve padronizar o relatório adicionado ao quadro Colunas Relatório as opções abaixo:
    • Nr Nota
    • Modelo
    • Dt Emissão
    • Item Cód
    • Item Desc
    • Uni Med
    • NCM
    • PIS
    • COFINS
    • Vlr Venda
    • Tot Item
  • Para efetuar a personalização basta remover todas as opções disponíveis em Colunas Relatório para a Colunas Disponíveis, selecionar uma opção e clicando sobre a seta Remover (seta a direita), repetir até remover todas as opções.
  • Em seguida adicionar as opções acima descritas, selecionando a opção do quadro Colunas Disponíveis, clicar sobre a seta adicionar (seta a esquerda) para incluir a opção, repetir até adicionar todas as colunas.
  • As opções disponíveis em Colunas Relatório correspondem as informações que serão geradas no relatório, já as opções em Colunas Disponíveis correspondem a colunas que estão disponíveis e pode, ser incluídas no relatórios, basta selecionar as opções e usar as setas para remover e adicionar colunas ao relatório.

 

Passo 04: Gerar/Exportar Relatório

  • Botão Imprimir: para gerar relatório basta clicar sobre o botão imprimir, aguardar gerar o relatório e efetuar a impressão ou salvar em formato PDF.

  • Botão Exportar: para exportar o relatório em formatado Excel basta clicar sobre o botão Exportar para efetuar o Download do arquivo.

 

Este material foi útil?